Pesquisa estuda relação entre trihalometanos (THM) na água potável e câncer de bexiga

Meio Ambiente, Química analítica, Tratamento de água

* Via Chemistry World ( https://www.chemistryworld.com/news/water-treatment-byproducts-linked-to-thousands-of-bladder-cancers-in-europe/4011086.article )

Trihalometanos (THM’s) são uma classe de subprodutos de desinfecção (DBP’s) gerados durante o tratamento de água, e sua presença depende, entre outros fatores, do tipo de agente desinfectante utilizado (cloro, dióxido de cloro, etc.), das características da água (cor, matéria orgânica, etc.), do tipo de tratamento físico-químico e das características do sistema de distribuição.

Embora existam dezenas de DBP’s – alguns com toxicidade ainda maior – os THM’s são compostos genotóxicos e potencialmente carcinogênicos, sendo usados como marcadores da presença dos DBP’s na água tratada. A exemplo da União Européia, o Anexo 7, do Anexo XX da Portaria de Consolidação n°05 do Ministério da Saúde limita a presença deste agente químico a 100 μg/L na água potável.

Um estudo* publicado recentemente relaciona casos de câncer na bexiga obtidos na UE com a concentração média de THM’s reportada pelos órgãos oficiais. Os resultados sugerem que a exposição atual aos THM’s na UE pode levar a um número considerável de casos de câncer de bexiga no futuro, os quais poderão ser evitados através da otimização e mudanças no tratamento da água, na desinfecção e na distribuição, entre outras medidas, sem comprometer a qualidade microbiológica da água potável.

O artigo está disponível no site https://ehp.niehs.nih.gov/doi/10.1289/EHP4495

Um comentário em “Pesquisa estuda relação entre trihalometanos (THM) na água potável e câncer de bexiga”

Os comentários estão desativados.