Você já ouviu falar em CEMS? Sabe o que são?
CEMS é um acrônimo em inglês para Sistemas de Monitoramento Contínuo de Emissões. Mais do que um analisador de gases, CEMS são um SISTEMA de medição, composto dos seguintes componentes:
- Sonda de amostragem, inserida na chaminé, que faz a captação da emissão para o analisador;
- Tubulação com temperatura controlada, para transporte da amostra da chaminé até o local de análise;
- Sistema de condicionamento de amostra, para filtração e resfriamento da amostra;
- Analisador(es) de poluentes (monóxido de carbono, dióxido de enxofre, NOX, etc.) e oxigênio, e;
- Sistema de calibração e validação, com gases-padrão para confirmação da qualidade dos resultados.
As resoluções CONAMA 382/2006 e 436/2011 versam sobre o monitoramento de poluentes em emissões de fontes estacionárias (industriais), especificando como, quando, quais e o qual o limite de emissão de poluentes na atmosfera. No entanto, os estados têm autonomia para promulgar leis mais restritivas, como é o caso da resolução SEMA 016/2014, do estado do Paraná.
Dependendo da natureza do empreendimento, da carga poluidora, dos termos de ajuste de conduta, entre outros fatores, a empresa poluidora deverá, ao invés de fazer monitoramentos pontuais (semestrais, anuais), instalar equipamentos para realizar a medição contínua dos poluentes. É nestes casos que os CEMS devem ser empregados.
No entanto, por se tratarem de sistemas complexos, é de suma importância especificá-los corretamente. Mais do que isso, é preciso saber mantê-los no dia-a-dia, para que possam atender os requisitos de disponibilidade de dados reportados ao órgão ambiental (ver artigo 5°, parágrafo 2° da Resolução CONAMA 382/2006).
A Envicon tem experiência neste tipo de sistema, e junto com seus parceiros, pode ajudar na especificação, instalação e sua manutenção preventiva. Para quem já possui CEMS, segue abaixo um link com informações úteis sobre a manutenção da qualidade dos resultados, feito pelo nosso diretor Eduardo Barbosa.
Para maiores detalhes sobre o funcionamento e configuração básica destes sistemas, inscreva-se no Webinar gratuito promovido pela Pensalab, no link https://bit.ly/webcems!